segunda-feira, 29 de junho de 2009

dunga


conheci o dunga em 2006.
era véspera de copa do mundo e ele seria o comentarista da band/bandsports praquele mundial e fazer também o Apito Final todos os dias com o luciano, o silvio, o reali júnior e o muller.
bacana, pensei. depois de ter convivido com gérson e rivelino, teria a possibilidade de poder compartilhar algum tempo com outros dois campeões do mundo, e isso sim, realmente não tem preço!
dunga é um cara do bem.
fala o que pensa.
enxerga muito bem um jogo de futebol.
durante a copa fez muito bem seu papel - novo e único - de comentarista.
e depois dos jogos - quem trabalha com isso sabe como é - a gente ficava conversando, trocando ideias.
acho que no último, ou penúltimo, Apito Final da alemanha - depois do fiasco da seleção - falando sobre o que poderia ser mudado e pensando no futuro do time, o luciano lançou uma pergunta que deixou o dunga sem resposta:
"- você já pensou em ser técnico da seleção brasileira?"
mal sabia o luciano (ou será que sabia?) que algum tempo depois o dunga seria anunciado como tal!
mas aí, anunciado o dunga, começou aquela históra: "pô, mas ele nunca treinou nenhum time... ele não tem experiência... ele não manja nada."
devo dizer que eu - particularmente - achei interessante a ideia:
um cara sem os vícios de treinador...
um cara jovem...
que fala o que pensa...
que pode tanto funcionar como pode não funcionar.
não costumo pré-julgar absolutamente nada... acho que nenhum jornalista deveria, mas isso é outra história...
e lá foi o dunga pra seleção...
depois disso nos encontramos rapidamente na espn brasil. batemos um papo rápido, desejei boa sorte!
vida que segue... e ele seguiu em frente:
campeão da copa américa contra a argentina.
atual líder das eliminatórias pra copa do ano que vem.
campeão da copa das confederações, com o time destroçando a itália campeã do mundo.
o que dá pra dizer hoje do técnico da seleção brasileira?
não. ele não é o melhor técnico do mundo... aliás, esse não existe.
dunga conseguiu montar um time com uma proposta: vencer. (não à toa ele foi o capitão do time do parreira em 94.)
não. ele não é um gênio... aliás, esse também não existe.
dunga conseguiu enquadrar as estrelas do campo: quem manda lá é ele e ponto.
juntando isso a uma série de outras virtudes que conheci no tempo em que convivemos na copa da alemanha ele tem conseguido fazer o proposto: vencer. e às vezes - muitas, por sinal - com o time jogando legal... contra atacando... e - logicamente - assustando com a marcação...(quem não defende bem, não vence.. já diria michael jordan)
faltam alguns pontinhos pra próxima copa do mundo estar garantida e continuaremos nós a termos a única seleção a participar de todas as copas do mundo.
até o ano que vem tem muito tempo ainda...
e eu continuo achando muito interessante a ideia de termos o dunga como técnico da seleção brasileira!
é isso aí!



Um comentário:

Wilson Junior disse...

boa, Dudu... vou dar minha visão pra colaborar.. eu era desses meio com o pé atrás em relação ao Dunga técnico da seleção..

Tanto por acreditar que ele poderia, por exemplo, treinar seu Colorado antes para pegar mais cancha, mas principalmente porque fui fã do Dunga jogador.. e achava que essa experiência na seleção iria queimar o passado vencedor dele com a amarelinha...

Depois, comecei a torcer contra mesmo, por discordar totalmente das opções dele... coisas de torcedor... sem contar que não achava nada a ver aquele jeito de se vestir no começo... era a desconstrução de um mito.

Confesso que já estou mudando de idéia. Mas tenho saudade de admirar o Dunga de 94, de querer jogar como ele (sempre fui volante), de dar o mesmo sangue dele em jogos ou na vida... de defender a presença dele no time que foi à França em 98.

O "meu Dunga" é o ídolo jogador e acho que sempre vai ser. O Dunga técnico pra mim é outro. Sorte sua que, além dos dois, conhece o Dunga ser humano, ou seja, o verdadeiro Dunga.